sábado, 15 de dezembro de 2012


A FEIRA DA MANDIOCA  EDIÇÃO  2012, NÃO SERÁ REALIZADA POR FALTA DE RECURSOS

Matéria Original: Clóvis Gonçalves Rádio Irará FM

15/12/2012
Foto: Clóvis Gonçalves
O tesoureiro do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Irará Jairo Francisco Moreira, (Jairo do Sindicato) declarou em entrevista ao repórter Clóvis Gonçalves da rádio Irará FM, que a Feira da Mandioca edição 2012, não será realizada devido as  dificuldades na captação de recursos financeiros, fato semelhante ocorreu no ano de 2010 quando a feira também não foi realizada na sede do município; sem a mesma estrutura e em menor proporção, ela foi realizada na comunidade da Tapera Melão, zona rural de Irará.

Hoje o governo do estado, que é parceiro neste evento através da EBDA, está priorizando ajudar aos municípios, que estão em dificuldades por conta da estiagem, que prejudicaram os trabalhadores rurais do nosso município.

A região de Feira de Santana e o município de Irará estão sendo bastante prejudicados pela estiagem. Hoje se formos olhar bem, até alguns produtos que os agricultores sempre apresentam como novidade, nós não temos, devido à seca que castiga a vida dos trabalhadores rurais e seus familiares.

Na captação de recursos financeiros, o estado está priorizando ajudar aos municípios, através da escavação de tanques, pagamento do garantia safra, (devido a perda da safra de inverno os agricultores estão recebendo este benefício). Outra questão são as instituições, por exemplo, a do Sindicato, este passou por um processo de eleição da sua diretoria no mês de dezembro e não tivemos tempo de fazer articulação buscando patrocínio.

Além da estiagem teve a questão eleitoral, as prefeituras estão fazendo contenção de despesas e os patrocínios tornam-se inviáveis, o sindicato rural, e o agricultor não têm como fazer empréstimo para fazer uma feira dessas, é muito difícil, então nós entendemos que realizar uma feira na situação em que se encontra a nossa região, seria difícil e prejudicial para as instituições envolvidas, como EBDA, prefeitura de Irará, Cooperativa Coopríl, e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, assim optamos por adiar para o ano de 2013.
A primeira edição da Feira da Mandioca foi no ano de 2004, com o objetivo de mostrar ao agricultor familiar a importância da agricultura familiar, e o potencial que os produtos oriundo da mandioca tem em nosso município.

Temos um número bastante expressivo de trabalhadores da agricultura familiar no município de Irará, e tínhamos de mostrar que a extração e produção da mandioca e o aproveitamento de seus derivados seriam viáveis  na sua comercialização gerando renda para o agricultor, não só em Irará, mas também na sua micro região.

Hoje a economia do nosso município praticamente se deve ao cultivo da mandioca e seus derivados. Por conta da estiagem tivemos uma queda de aproximadamente 80% na produção de farinha, tivemos dois invernos que comprometeu grande parte da produção do agricultor familiar.

Então foram vários os fatores que contribuíram diretamente para a não realização da 8ª feira da mandioca em Irará, finalizou o tesoureiro do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e presidente da Coopríl.