domingo, 2 de dezembro de 2012


DA  PROMESSA PARA A REALIDADE, A SAMU CHEGOU.

Por: Clóvis Gonçalves – Rádio Irará FM

02/12/2012

                                   Foto: Clóvis Gonçalves

Sábado (1º) ás 16h25 a Secretária Municipal de Saúde de Irará através do seu gestor Vital Bacelar, recebeu uma unidade básica do SAMU entregue pelo prefeito de Irará Derivaldo Pinto. Essa unidade básica do SAMU foi uma promessa da campanha de 2008 quando o atual prefeito era candidato.

Presentes a este ato estavam a Vice Prefeita Dací Lima, o Secretário de Saúde Vital Bacelar, o Vice Prefeito de Santanópolis Geraldo Cunha, representando a polícia militar do estado da Bahia (5ª Cia) o Ten PM Leandro, o Secretários do Município e demais autoridades. A unidade móvel foi exibida para população em carreata pelas ruas da cidade.

Após o evento o Secretário Municipal de Saúde Vital Bacelar foi entrevistado por Clóvis Gonçalves repórter e apresentador do programa Irará Notícias, que vai ao ar de segunda a sexta- feira da 06h30 às 08h00 na Rádio Irará FM.

O secretário informou que a SAMU não é só para o município de Irará, mas para todos os municípios. Ela é de fundamental importância, porque na maioria dos acidentes a forma do resgate do paciente precisa ter uma técnica diferenciada; por exemplo, o paciente tem que ser estabilizado, e este procedimento de resgate quando executado de qualquer maneira, pode deixar a vitima com alguma sequela e em alguns casos levar até ao óbito.

A SAMU 192 foi uma criação muito importante no Brasil e tem sido de grande utilidade,  porque muitas vidas têm sido salvas por elas.

A unidade básica do SAMU vai atender ao município de Santanópolís, inicialmente sem custo algum, por conta de um acordo entre o Ministério da Saúde e o governo do estado da Bahia, já que não exige uma forma de repasse financeiros entre municípios. A Constituição não prevê esse repasse,todavia existe um consócio que é inerente a Irará, Santanópolís e municípios vizinhos, através do qual mais tarde podemos entrar em um entendimento.

Esse consórcio irá gerir alguma coisa e Santanópolís passará a contribuir. Mas isso é algo para o futuro, inicialmente Irará vai custear a parte dele e contemplar o município de Santanópolís.

O atendimentos do SAMU será sob regulação e terá sua execução feita por Feira de Santana. O secretário informou que foram feitas algumas licitações para alguns equipamentos e vestuários para as equipes que atuarão na SAMU.

Com relação ao espaço físico para a unidade (garagem) falta ainda alguns ajustes e o serviço móvel da SAMU estará totalmente à disposição da população o mais rápido possível.