terça-feira, 5 de março de 2013


MUNICÍPIO DE IRARÁ DISCUTIRÁ “SEGURANÇA ALIMENTAR”

Por Clóvis Gonçalves repórter da Rádio Irará FM - 5/03/2013

Fotos: Clóvis Gonçalves
 Assistente Social e Coordenadora do CREAS do município de Irará Priscila Pinto, em entrevista ao repórter Clovis Gonçalves da Rádio Irará FM, falou sobre a “Segurança Alimentar”, segundo a coordenadora é a possibilidade do individuo ter uma alimentação digna e saudável sem ter que abrir mão de outros preceitos básicos da humanidade, como, por exemplo, saúde, educação e lazer; é o direito de se alimentar, sem necessariamente dispensar o conjunto que forma todos os direitos humanos.

A secretaria de Assistência Social irá compor algumas parcerias com outras secretarias do governo municipal, inclusive a Secretaria Municipal de Saúde estará participando também deste evento, que acontecerá no próximo dia 19 de março de 2013 às 08h00, no espaço do D’ Barbosa. O tema será “Segurança Alimentar”. Nesta entrevista foi feita uma abordagem mais ampla pela Assistente Social sobre o assunto.

A SEDES - Secretária do Desenvolvimento Social do estado da Bahia ofereceu em 2012 e 2013 uma capacitação sobre Segurança Alimentar. Foi ofertado como projeto a cada município que participou para que construa o diagnóstico de segurança alimentar. Estaremos realizando este evento no dia 19 de março de 2013 em Irará.

As comunidades urbanas e rurais do município e o poder público municipal serão convocados para que possam estabelecer seu ponto de vista em relação à segurança alimentar do município, por exemplo, o que tem e está funcionando, o que precisa ser implantado e implementado, porque às vezes a comunidade não sabe da existência de algumas ações. Elas precisam conhecer e apropriar-se, para discutir e desenvolver este diagnóstico para que possamos posteriormente buscar políticas públicas que visem o favorecimento da segurança alimentar.

As comunidades serão convidadas através dos seus representantes. Como é uma matéria em que toda população tem interesse em conhecer e discutir, as pessoas podem participar e contribuir.

Como as Secretarias podem participar? As Secretarias já participam através das políticas públicas e programas. A Secretaria da Agricultura, a Secretaria de Saúde através do serviço de Nutrição, porque é quem conhece o perfil nutricional do município, a Secretaria de Assistência Social que tem os benefícios eventuais, como cestas básicas, bolsa família e outras politicas públicas. Essas Secretarias já estão inseridas no processo, o que precisa é normatizar essa participação para se criar uma política cadenciada e totalmente ritmada e firmando parcerias, finalizou Priscila Pinto, Assistente Social e Coordenadora do CREAS.