quarta-feira, 7 de agosto de 2013

IRARÁ  REALIZA A 3ª CONFERÊNCIA TERRITORIAL PORTAL DO SERTÃO

Por Clóvis Gonçalves
Repórter da Rádio Irará FM
07/08/2013
                                              Imagens: Clóvis Gonçalves
Nesta terça e quarta feira foi realizada a 3ª Conferencia Territorial de Cultura do Portal Sertão. O evento aconteceu na Escola Municipal São Judas Tadeu e faz parte da 5ª Conferencia Estadual, que será realizada em Alagoinhas, entre os dias 10 e 13 de outubro de 2013, com o tema “Uma Política de Estado para a Cultura e os Desafios do Sistema Estadual de Cultura 2013”. A Conferência Nacional está prevista para o mês de novembro de 2013.

A abertura foi feita com apresentações de grupos culturais, Samba de Rodas Pisadinha do Pé Firme, samba de Rodas da Olaria a burrinha de Dinê, a banda percussiva Purificaê, literatura de cordel, com o cordelista Kitut causando descontração na plateia ao declamar seus maravilhosos causos e a Filarmônica 25 de Dezembro que foi aplaudida de pé pelo público. Presentes na abertura da Conferencia: o deputado estadual José Neto – PT, o secretário estadual de cultura da Bahia, Albino Rubim e Pola Ribeiro diretor do IRDEB.

O secretário de cultura Albino Rubim em entrevista a reportagem deste blog disse que: a transformação cultural começa com a população tendo mais acesso a bens culturais. “Nós estamos passando por um processo cultural importante, no qual as pessoas estão podendo comprar mais coisas, adquirir bens matérias. Queremos que isso aconteça também em relação aos bens culturais, pois a população brasileira não tem o hábito de frequentar teatros, museus, cinemas. Acreditamos que cada vez mais o Brasil deve democratizar, para que a população tenha mais acesso a isso”.

Clóvis Gonçalves – A televisão brasileira é uma concessão pública, ela tem dado espaço para a cultura?

Albino Rubim – Nós temos um sistema de televisão no Brasil diferente da maioria dos países do mundo. Ele é totalmente produzido no eixo Rio / são Paulo. 90% da programação vem desses dois estados. Precisamos criar programações regionais, pois isso permitirá que as culturas locais e regionais estejam mais presentes na televisão. Nós sabemos o peso que a televisão tem no Brasil e da sua importância como veículo para a cultura brasileira. Na constituição de 1988 previa-se que a programação da televisão brasileira seria regionalizada, mas a cultura brasileira continua excluída da televisão, destacou o Secretário Albino Ruim.

Clóvis Gonçalves – E a proposta do mais cultura na escola? 

Albino Rubim – Essa é uma proposta que o Ministério da Cultura junto com o Ministério da Educação estão desenvolvendo. Queremos que ela seja ampliada, de modo que essa proposta atinja cinco mil escolas. Acreditamos que é pouco, já que nós criamos no Brasil uma escola que esta desassociada da cultura. Precisamos trazer a cultura para dentro da escola, isso é fundamental, finalizou Albino Rubim.