domingo, 18 de agosto de 2013

SECRETARIA  DE SAÚDE DE IRARÁ E HOSPITAL DE OLHOS REALIZARAM MUTIRÃO CONTRA O GLAUCOMA

Por Clóvis Gonçalves
Repórter da rádio Irará FM
18/08/2013


A Secretaria Municipal de Saúde de Irará, em parceria com o Hospital de Olhos de Feira de Santana-BA, que também é executor do Projeto Glaucoma Contra a Cegueira, realizaram nos dias 17 e 18 de agosto de 2013, o Mutirão contra o Glaucoma, na escola Municipal São Judas Tadeu. Tendo como público alvo pessoas acima de 40 anos de idade, com histórico da doença na família e abaixo dos 35 anos, pessoas que já estiverem com a doença em curso, como por exemplo criança, jovens e adultos. Os pacientes que forem diagnosticados com glaucoma serão cadastrados no hospital de olhos, para receberem o tratamento de forma gratuita.

O glaucoma é uma doença ocular causada por pela elevação da pressão intraocular, que provoca lesões no nervo ótico, com consequência do comprometimento visual. É assintomática no inicio e incide nas pessoas a partir dos 40 anos. O glaucoma é congênita, podendo afetar também os recém nascidos. Os pacientes com maior incidência de riscos são: negros, portadores de diabetes, e pessoas com mais 35 anos.

Neste sábado, (17) primeiro dia de atendimento, as pessoas começaram a formar a fila às 23h50min a fim de garantir seus lugares. Foram distribuídas 1.580 senhas, que começou a ser entregue às 06h30min na área interna da escola. O acesso das pessoas se deu pelo portão da entrada principal da Escola, aberto às 06h40min. Todas as pessoas foram atendidas. O encerramento do primeiro dia do mutirão foi a meia noite de sábado.

No domingo, (18) último dia do mutirão, os portões foram abertos para o público que foi buscar atendimento às 06h15min. 850 senhas foram distribuídas.
A atuação dos agentes comunitários de saúde neste mutirão foi muito importante. Foram brilhantes na atenção às pessoas com necessidades especiais. 

Enfim, parabéns aos colaboradores da secretaria municipal de saúde de Irará que atuaram neste evento, demonstrando respeito a cidadania. 
Devemos também agradecer o atendimento personalizado da equipe do hospital de olhos de Feira de Santana.