domingo, 8 de dezembro de 2013

                        A PEÇA “OS CEGOS”  NO TEATRO VILA VELHA


Por Clóvis Gonçalves – 08/12/2013



Elenco da Peça
A peça teatral “Os Cegos” em cartaz por duas semanas no teatro Vila Velha, em Salvador, teve a estreia no dia 4 de dezembro e ficará até o dia 15. A peça é um texto adaptado do búlgaro Maurice Maeterlinck, com  a tradução original de Vinícius Lírio diretor da peça, assistente de encenação Sandro Souza, produção Luis Antonio Junior, cenário, figurino e maquiagem Agamenon de Abreu. O elenco da peças os cegos é formado por: Agamenon de Abreu, Bira Freitas, Érica Ribeiro, Luis Antonio Junior, Uerla Cardoso, e a Iraraense Ana Tereza Mendes. Vinícius Lírio dirigiu também a peça “O homem é o Único Animal que Rir”, texto é brasileiro que fala da historia da humanidade de uma forma bem satírica.

No camarim, o diretor da peça Vinícius Lírio e elenco conversaram com o repórter Clóvis Gonçalves da Rádio Irará FM. A Peça que foi criada a partir de um dos textos que inaugura simbolismo no teatro e tem como autor o dramaturgo belga Maurice Maeterlinck, retrata um grupo de cegos que se percebem perdidos dentro de uma floresta localizada em uma ilha e que foram levados até lá por um guia e em dado momento perceberam que estavam sem o referido guia. Depois de ficaram a espera deste guia durante algum tempo, perceberem que estavam sozinhos. A partir de então, passam por uma serie de eventos: sentiram-se confusos, instáveis e completamente inseguros, por não conseguirem identificar o lugar onde estão. O dramaturgo aproveita-se dessa cegueira física para falar de todas as cegueiras da humanidade na relação dos homens com o mundo. A peça os cegos trata desses aspectos, informou o diretor.


 Atriz Ana Tereza
A peça está em cartaz no teatro Vila Velha e terá a primeira temporada com 10 apresentações, sempre de quarta a domingo, sendo de quarta a sábado a partir das 20h00 e domingo às 19h00. A atriz Ana Tereza, informou que começou já algum tempo no teatro, e que “em algumas cidades do interior as pessoas  não frequentam teatro devido a ausência destes. Estou muito feliz por ter um representante da cidade de Irará aqui, assistindo a peça. Pretendo levar o nome da cidade adiante, bem como levar o teatro para Irará, pois eventos artísticos não são muito explorados. Irará precisa de mais investimentos em arte. Temos muitos talentos que estão escondidos e precisam ser descobertos. Pessoas de talento acidade de Irará tem, concluiu Ana Tereza.