segunda-feira, 1 de setembro de 2014

ARACAJU - SE: O MOVIMENTO LGBT, E ASTRA REALIZAM, A 13ª PARADA DO ORGULHO GAY

Por Clóvis Gonçalves
 A Musa Travestis e a Miss Transexual
Na ensolarada tarde deste domingo, 1º de setembro de 2014, às 16 horas na Praça do Arco que faz parte da Avenida Santos Dumont na orla marítima da bonita capital de Aracajú onde  situa-se a praia de Atalaia no estado de Sergipe foi realizada a 13ª parada gay, (LGBT) que trouxe como tema principal “Viver e não Ter a Vergonha de Ser Feliz, Abaixo a Homofobia” além de reivindicação do movimento LGBT por mais inclusão social,foram distribuídos preservativos para a pratica do sexo seguro. Alogística do evento foi montada com quatro trios elétricos e carros de apoio, a secretária estadual de saúde de Aracajú, a polícia militar, com participação de vários DJs e entidades envolvidas com o evento, com realização e coordenação do Movimento LGBT e ASTRA, apoio da Central de Movimentos Populares do Brasil seção Sergipe, o Movimento Lésbicas,Gays,Bissexual,travestis (LGBT) de Sergipe tendo como presidente Ednalva Monteiro momentos antes do início do evento concedeu entrevista a repórter do blog clovisgoncalvesdeirará e da rádio Irará FM.

Clóvis Gonçalves – Socialmente, o que representa para o movimento essa parada gay?

Ednalva Monteiro - Disse na entrevista que a para Gay É um evento que representa a exposição de um espaço de conquista e forma de reivindicação de políticas de direitos, e expressão, o movimento não se resume apenas a uma festa gay, é o espaço público muito importante para o movimento.

Clóvis Gonçalves - Ainda é muito persistente na sociedade a descriminação por parte dos homofóbicos ao homossexual, transexual? (LGBT)?

Ednalva Monteiro - Ainda é muito presente na sociedade, essa estrutura homofóbica que foi construída, infelizmente hoje temos dados  de vários assassinatos por motivos homofóbicos, essas atitudes homofóbicas é sempre em nosso cotidiano, as denúncias está evidenciando esses comportamentos de homicídios contra LGBT.

Clóvis Gonçalves - O que o movimento reivindica e solicita é que enquanto seres humanos que são sejam respeitadas as suas adversidades, que independa da cor, credo e orientação sexual, alguns setores da sociedade ainda não contenderam a mensagem?

Ednalva Monteiro - Com certeza, o nosso principal objetivo é buscar a igualdade de direitos, somos cidadão e cidadãs que pagamos impostos, nós estamos dentro dos setores de toda sociedade, como cidadãos estamos buscando esses direitos.

Clóvis Gonçalves - É o que preconiza a Constituição deste pais (Brasil) o que foi promulgado em 1988 em seu artigo 5º dos direitos individuais? 

independente da cor da pele, raça,religião ou mesmo orientação sexual,
Ednalva Monteiro - A carta Magna traz uma norma que todos tem direitos e são iguais perante a Lei, mas são iguais entre aspas,todos são cidadãos de diretos.

Clóvis Gonçalves - Quando o Poder Judiciário são acionados, pelo movimento LGBT principalmente para o nome social esse setor da sociedade atende de acordo o que estabelece a Lei?

Ednalva Monteiro - ainda existem algumas dificuldades, como existem também avanços mesmo sendo ainda pequenos,principalmente com relação ao nome social, Associação Travestis e Transexual–ASTRA trabalha muito com essas questões,essa busca é muito constante dentro da entidade por solicitações dos sócios existe ainda uma  resistência,principalmente quando o caso é a mudança do nome social antes das cirurgias realizadas para a mudança de sexo, concluiu Ednalva Monteiro presidente do Movimento Lésbicas Gays Transexual (LGBT). Ednalva Monteiro agradeceu a oportunidade dos esclarecimentos nesta entrevista e nos convidou para a próxima 14ª Parada do Orgulho Gay em Aracaju que será em 2015.