quinta-feira, 23 de outubro de 2014

TRAFICANTE PRESO NO RR ´SUSPEITO DE MATAR 250 PESSOAS

Por Clóvis Gonçalves
O grupo criminoso liderado pelo narcotraficante colombiano Marcos de Jesús Figueroa García, conhecido como Marquitos Figueroa, preso nesta quarta-feira (22) em ação conjunta da Polícia Federal e da Polícia Nacional da Colômbia em Boa Vista, Roraima, é investigado em cem inquéritos e é suspeito de ter praticado 250 homicídios. Entre as vítimas, há autoridades colombianas, como juizes, promotores e políticos.

Vídeo divulgado pela Polícia Federal com o momento da prisão mostra uma movimentação de carros em uma rua residencial em Boa Vista e, na sequência, Figueroa aparece já algemado ao lado de um sobrinho, também preso, na casa em que vivia. O traficante veste uma camisa laranja.

De acordo com a Polícia Federal, Figueroa era o criminoso mais procurado do país e havia cinco mandados de prisão contra ele, inclusive um da Interpol. O governo colombiano chegou a oferecer US$ 250 mil pela sua captura. Segundo o adido policial da Colômbia no Brasil, Narcizo Martinez Cubillos, dois agentes da polícia colombiana se infiltraram no grupo criminoso de Figueroa e, durante um ano, rastrearam as atividades do traficante.

"Isso permitiu ficar mais próximo a ele e nos permitiu estabelecer sua última morada, que foi em Boa Vista. Esse é um trabalho muito dispendioso e demorado e levou cerca de um ano", disse Martínez. "Eles recolhem a informação e vão enviando. Logo vieram as coordenadas e quando soubemos com exatidão o lugar onde eles estavam, estabelecemos contato com a Polícia Federal e recebemos o apoio para chegar a ele."(G1)