segunda-feira, 17 de novembro de 2014

MÉDICO DO ES VÃO ESTUDAR SONO DE MENINO DE 3 ANOS QUE PESA 70Kg


Por Clóvis Gonçalves

Misael vai passar por uma polissonografia na noite desta segunda-feira (17).
Após resultado negativo para síndrome, médicos não sabem o que ele tem.


O menino Misael, que pesa mais de 70 quilos com apenas três anos, passou por uma nova consulta na tarde desta segunda-feira (17). Segundo a mãe, Josiane de Jesus, após o resultado do exame para a síndrome de Prader Willi ter dado negativo, os médicos investigam as causas do excesso de peso da criança. 

Misael passa por uma polissonografia na noite desta segunda-feira. O exame pretende estudar o sono do menino, que também apresenta dificuldades de respiração.

Misael nasceu com 3,750 kg, peso considerado normal, mas, segundo a mãe, começou a engordar desde os primeiros meses de vida. O menino foi atendido por uma endocrinologista e encaminhado para uma geneticista, que orientou que fosse realizado um exame para constatar a chamada síndrome de Prader Willi. No entanto, a família da criança não tinha condições de pagar o exame, que custa mais de R$ 1 mil, que foi feito com a ajuda do governo.

Após seis meses de espera, ele fez a coleta para o exame no dia 29 de setembro em uma clínica particular de Vitória. Com dificuldades para realizar atividades básicas, como andar e respirar, a criança aguardava a autorização do exame. O exame foi realizado, mas a síndrome não foi identificada em Misael.
Sorridente, Misael espera descobrir o que causa o

ganho excessivo de peso (Foto: Viviane Machado)
Exame do sono

De acordo com a mãe, Josiane de Jesus, Misael vai passar a noite desta segunda-feira em uma clínica para realizar uma polissonografia, conhecido como exame do sono. "Ele vai pra clínica em Vitória às 20h e vai passar a noite lá. Os médicos vão avaliar o que acontece com ele. Queremos descobrir o que Misael tem. Por enquanto, não temos suspeita nenhuma", explicou.

Josiane contou que uma nutricionista está acompanhando o caso de Misael e está montando uma equipe médica para atendê-lo. "Não tem nada certo ainda, muitos exames precisam ser feitos. Como ela conhece muitas pessoas em Vitória, está montando uma equipe médica para poder ajudar de todas as formas", disse.
A família está em busca de recursos para realizar o tratamento adequado no menino, segundo a mãe. "Estamos correndo atrás. O neurologista nos passou um remédio, porque ele está muito agitado, mas não tem resolvido nada. Ele continua da mesma forma. Queremos descobrir o que ele tem para fazer tudo certo", completou.
Mãe diz que não consegue matricular Misael em creche por causa do tamanho dele (Foto: Wallace Hool/ GZ)