quinta-feira, 30 de julho de 2015

GOVERNO DIZ QUE VAI REPASSAR R$ 3,7 MILHÕES PARA MUNICÍPIOS COMBATEREM DENGUE E CHIKUNGUNYA

Por Clóvis Gonçalves


Incentivo financeiro estadual da ordem de R$ 3,7 milhões será repassado aos 417 municípios baianos para serem aplicados no combate às epidemias de dengue e chikungunya, garantiu o Governo da Bahia nesta quinta-feira (30/7). Para ter acesso ao recurso, será necessário cumprir metas e indicadores que incluem 80% dos imóveis existentes, trabalhados conforme o Programa Estadual de Controle da Dengue (PCD), e redução do número dos casos das epidemias na região.
Os gestores têm 45 dias para encaminhar à Sesab um Plano de Contingência Municipal homologado no Conselho Municipal de Saúde; apresentar a série histórica da Incidência de casos confirmados de dengue entre os anos de 2009 a 2014; e apresentar o Índice de Infestação Predial do mesmo período, apontando os bairros com maior risco de transmissão e tipos de criadouros predominantes.
Teste rápidoO teste rápido, que também faz parte das ações de combate e prevenção das epidemias, está na fase final de validação para ser disponibilizado para os municípios de maior incidência, com o objetivo de fechar o diagnóstico com celeridade, destacou o subsecretário. Roberto Badaró acrescentou que a Sesab está em busca de mais recursos junto ao Ministério da Saúde (MS) para implementar projetos estratégicos da rede de atenção aos pacientes, criação das unidades ‘sentinelas’ nos municípios e aquisição de pulverizadores costais.
Até o dia 27 de julho foram notificados 50.893 casos de dengue na Bahia no ano de 2015, com nove óbitos confirmados. O número representa aumento de 179,2% em relação ao mesmo período de 2014, quando foram notificados 17.333 casos. Também até o dia 27 de julho, foram notificados 9.312 casos da febre chikungunya no Estado. No mesmo período, a doença exantemática indeterminada (Zika) teve 34.518 notificações.(Aratuoline)