quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

CARNAVAL REGISTRA QUEDA NO INDÍCE DE VIOLENCIA

Por Clóvis Gonçalves



O índice de violência no Carnaval de Salvador este ano registrou queda em relação à folia de 2015, destacou nesta quarta-feira, 10, o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa. "Houve uma diminuição de 16,7% nas tentativas de homicídio, 6,9 % nas lesões corporais (176 registros neste ano contra 189 em 2015) e 3,5% nos roubos em comparação com a festa de 2015 (110 casos em 2016 , contra 114 no ano anterior)", frisou. A informação foi divulgada em coletiva, no Quartel dos Aflitos, sobre o balanço das operações do governo do estado na folia. Outro dado importante foi citado pelo subsecretário da Saúde, Roberto Badaró: "No total, de 2.034 pessoas fizeram  testes (rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites virais) voluntariamente, sendo  153  diagnosticadas com sífilis, 22 com HIV e 5 com hepatites". Ele ainda lembrou que, durante a festa,  grupos de epidemiologia visitaram estabelecimentos para combater  o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Mulheres e racismo: A  secretária de  Políticas para as  Mulheres,  Olivia Santana,  informou que, no Carnaval de 2016,  a campanha Vá na Moral ou Vai se Dar Mal ampliou com   ações articuladas  com a Delegacia Especial de  Proteção à Mulher (Deam) e a Defensoria Pública. "É importante  destacar a  atuação da  ronda Maria Penha,  que fez  93 palestras, envolveu 1.450 policiais,  98 visitações e registrou 39 ocorrências, sendo  uma  prisão em flagrante", afirmou. Já a secretária  de Promoção da Igualdade Racial, Vera Lúcia  Barbosa, disse que  o trabalho  da Sepromi  foi articulado  com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e  Desenvolvimento Social. "O nosso trabalho é divulgar e combater as diversas formas de discriminação. Entrevistamos mais de 1.000 pessoas negras, sendo  que 400   da comunidade LGBT afirmaram na  pesquisa  já haver sofrido preconceito", contou.
Documentos: A Polícia Militar  recuperou, até esta quarta,  2.500 documentos  perdidos  nos  três  circuitos do Carnaval de Salvador  (Batatinha, Dodô e Osmar). Segundo o major Everaldo Maciel Rodriguez, ouvidor da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), todos os documentos encontrados passam por uma  triagem e são cadastrados no sistema. Para  quem não reside na capital, a entrega é feita de imediato, no Quartel dos Aflitos, das 8h  às 18h. "Além  de  documentos, foram encontrados  objetos como chaves de  carros  e aparelhos celulares, estamos organizando para fazer as entregas", explicou.  Na próxima segunda, 15,  os documentos podem ser resgatados no posto de atendimento do SAC no Shopping Barra, das 8 às 18h. Mais informações estão disponíveis no site www.pm.ba.gov.br.