sábado, 25 de junho de 2016

A FORTE TRADIÇÃO DO SÃO JOÃO EM IRARÁ; MESMO COM AUSÊNCIA DE ATRAÇÕES FAMOSAS

Por Clóvis Gonçalves
A força da tradição do São João em Irará ficou evidenciada neste ano de 2016, onde não foram contratadas atrações famosas por conta da situação econômica que passa vários municípios baianos, nem mesmo a capital baiana no centro histórico Pelourinho não apresentou grandes atrações. Destacando as belíssimas ornamentações das Praças do Coreto e a Passarela do Forró em seu primeiro ano na Praça Tancredo Neves (Chalé) elogiada por vários visitantes quando disparavam os clicks dos seus celulares fotografando, as fotos como recordação.  
Então mesmo sem grandes atrações o São João em Irará continua sendo muito atrativo, não só pelos filhos da terra que residem em outras cidades, inclusive Salvador, bem como os tradicionais visitantes de todos os anos que fazem no período junino em Irará como caminho da roça, alguns desses visitantes tradicionais chegaram na noite de quarta-feira (23) com o retorno programado para a tarde do dia 24 por conta de compromissos profissionais, mesmo enfrentando grandes engarrafamentos  no percurso até Irará, eles tinham opções para curtir o São João em outras cidades, mas optaram por vir para Irará, refiro-me aos amigos Mara, David e Cintia Bomfim que são soteropolitanos mas reserva em seus corações um cantinho para Irará, e a irarense Valdice que é a cicerone dos visitantes.
Cintia Bomfim, Valdice, Mara e David
Por tanto o São João em Irará também é feito com as atrações locais, no dia 23 no palco da Passarela do Forró se apresentaram Os Caçulas do Forró, Zelito Bezerra, Zé Ribeiro. Na Vila do Forró na Praça do coreto, animação ficou por conta de Zezinho dos oito baixos, Forrolindo, e apresentações de grupos de quadrilhas juninas de comunidades locais. No dia 24 sexta-feira, na Passarela do Forró na Praça Tancredo Neves (Chalé) Chiquinho e o Trio Virgulino, na Vila do Forró, o bom forró pé de serra ficou com Bill do Acordeon e Amor Nordestino.
O bloco infantil Forró Kids da Funda Messias Silva em seu terceiro ano consecutivo participa dos festejos juninos sempre no dia 24 de junho trazendo alegria das crianças, com comando musical de Amarildo e seus teclados repertório escolhido para a criançada, os adultos que eram acompanhantes também aproveitaram. A diretoria da fundação, Gleide Assis presidente, a vice-presidente Gabriela Maia e Andreia Damasceno tesoureira informaram na sede provisória na Rua Teodoro Pinheiro centro de Irará para o blog Clóvis Gonçalves de Irará que a fundação Messias desenvolve trabalho social com famílias carentes de Irará e região com mais de quatro anos de que a instituição foi criada, ainda de acordo com a direção da entidade o bloco surgiu com a necessidade das crianças poderem participar do São João uma vez que só existiam blocos formados por com adultos. 

A diretoria esclareceu que os recursos captados com a venda de quase 200 kits foram colocados venda são canalizados para a compra de cestas básicas que serão distribuídas para famílias carentes.  Alguns kits também são destinados para crianças carentes de maneira gratuita, finalizou a vice- presidente Gabriela Maia.