Por Clóvis Gonçalves


O cantor e compositor Tom Zé participará de um bate-papo na abertura da exposição do projeto Tropicália: Régua e Compasso (A Bahia Cultural Pré-Tropicalista), nesta quinta-feira (8/12), às 17 horas, no Palacete das Artes, em Salvador.

A mostra traz peças de artistada música, da dança e das artes visuais em evidência nos anos 1960, como Lina Bo Bardi, Walter Smetack, Yanka Rudzka, Carybé, Juarez Paraíso, Lênio Braga, Jenner Augusto e Pierre Verger, além de fotos dos acervos de Lia e de Silvio Robatto, recentemente doados ao Centro de Memória da Bahia.

Esses artistas participaram da cena cultural baiana anterior ao surgimento da Tropicália, da qual Tom Zé é um dos ícones.Palestra debates, seminário, lançamento de revista, diálogos relacionados com as linguagens artísticas e mostras musicais acontecerão na programação gratuita que seguirá até março de 2017, ano de comemoração dos 50 anos do movimento tropicalista.

“Decidimos iniciar agora as comemorações com uma série de eventos durante quatro meses que pretendem, no final das contas, elevar ainda mais a nossa autoestima”, considera o secretário estadual da Cultura, Jorge Portugal. “Vamos rememorar o efervescente ambiente cultural de invenção e ousadia vigente na Bahia de meados dos anos 50 a meados dos anos 60”, acrescenta.
O projeto Tropicália: Régua e Compasso é uma realização conjunta de diversos órgãos vinculados à Secretaria da Cultura do Estado. Estão previstos eventos semanais às terças, quartas e quintas-feiras, das 17h às 19h. 

Em algumas terças acontecerão edições da Sopa de Maria, rodas de conversas sobre as linguagens artísticas, com participação de intelectuais e artistas que viveram o período em foco (1956-1966) e jovens artistas da atualidade. Enquanto debatem, vão cozinhando uma sopa que será servida ao final do evento, tal qual se dava na varanda da casa de Maria Moniz, no Jardim Baiano, nos anos 60. Como homenagem, Maria será a anfitriã da primeira sopa, no dia 20 de dezembro.

Sempre às quartas-feiras, o já consagrado projeto “Cinema no Palacete” abrigará uma programação de filmes emblemáticos do período, intitulada Uma Ideia na Cabeça, cuja estreia, no dia 14/12, traz o filme Bahia de Todos os Santos (1960), de Trigueirinho Neto.  Em algumas quintas-feiras acontecerá o Essa Noite se Improvisa, um misto de palestra, debates e apresentações musicais específico para a linguagem da música.

Autora da concepção do projeto e diretora da Fundação Cultural da Bahia, Fernanda Tourinho explica: “Este será um evento de formação, com o qual queremos que o jovem de 2016 conheça o que faziam, quais filmes assistiam, o que liam, o que debatiam, o que cantavam, o que aspiravam, enfim, como eram os jovens nos anos 1960 na Cidade da Bahia. Este é o nosso foco, fervilhar estes conhecimentos vai nos levar a inúmeras discussões, novas possibilidades de reflexões, relacionar períodos da história social, política e cultural da Bahia e do Brasil”.