segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

INTERNOS DO ZILDA ARNS FAZEM REBELIÃO E USA AGENTES DE PPRESÍDIO COMO REFÉNS

Por Clóvis Gonçalves
Vinte e quatro internos de um dos alojamentos da Comunidade de Acolhimento Sócio Educativa Zilda Arns (CASE), em Feira de Santana, se rebelaram por cerca de uma hora na manhã desta segunda-feira 11 de dezembro. De acordo com o diretor do Sindicato dos Agentes Disciplinadores e Socioeducadores (SINDAP), Zito Santos, eles fizeram dois agentes reféns, mas a situação foi controlada com a chegada da Polícia Militar.
Segundo ele, o atraso na alimentação motivou o motim. “Já foi devidamente controlado e já está tudo apascentado. Por conta da falta de energia, atrasou a alimentação, segundo informações que estou colhendo, e o refeitório teve que dá uma parada para arrumar. Por conta disso se rebelaram”, disse. Ninguém ficou ferido. Os adolescentes subiram na laje e danificaram alguns equipamentos.
Segundo o sindicalista, o número de socioeducadores no Case é muito abaixo do ideal e por conta disso há um esforço muito grande dos agentes para manter a ordem. Há cerca de um mês um interno conseguiu fugir.

“O efetivo está muito abaixo do indicado pelo Estatuto da criança e do Adolescente. Para cada adolescente deveria ter um socioeducador. Eles são perigosos, têm consciência dos direitos deles, mas de forma nenhuma reconhecem os deveres e se aproveitam de qualquer oportunidade para fazer esse tipo de movimento. Nossos companheiros se desdobram, cumprem com rigor as atribuições que lhes são delegadas, mas o baixo efetivo dificulta na fundamental manutenção da ordem na unidade”, ressaltou. (Informações do Acorda Cidade)