segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

ENCERRAMENTO DA EXPOR IRARÁ 2017; SOFRÊNCIA E ROMANTISMO COM UNHA PINTADA

Por Clóvis Gonçalves
 
Associação Pé de Mula, realizou nos dias 1,2, e 3 de dezembro de 2017 a primeira Expor Irará no espaço da arena da produtora Baly eventos da Fazenda Saco Velho área da zona rural do município, ainda dentro da arena além das atrações dos shows musicais. No primeiro dia da expor Irará na sexta-feira, 1º de dezembro vários cavaleiros das cidades vizinhas realizaram uma cavalgada noturna dentro perímetro da extensão territorial da zona rural pertencente a Fazenda Saco Velho.

Sábado (2 de dezembro) aconteceu um encontro dos prefeitos da região, nesta oportunidade foi realizada palestras com os expositores com abordagens de temas pertinentes as atividades profissionais dos expositores. 
A noite com um público em torno de 7 mil pessoas, abertura ficou por conta da banda Aro Sete que fez  esquete com o público, Aro Sete em sua última forção já fazem 9 anos de estrada com dois CDs gravados trazendo a essência do samba canções, já se apresentou em Irará em outras oportunidades dividindo palco com Tayrone, a banda esta em seu segundo Cd  gravado ao vivo no Pelourinho com a música de trabalho Menino ou Menina é a música de trabalho. 
Na sequencia com a rainha do arrochanejo Gabriela Moraes gravando parte do seu DVD com participação da cantora Cris Mel, e fechado a programão de sábado com a banda Parangolé. Lembrando que presente ao evento inspetores e técnicos da ADAB avaliando a condição de saúde dos animais que estavam nos stands participando da exposição.
Domingo – Uma cavalgada saiu do parque da vaquejada com participação dos Encourados do Pedrão que faz parte da história da Bahia quando junto com o General Labat foram para a linha de frente na expulsão dos holandeses da Bahia. Os vaqueiramas saíram do parque João Raul Cruz em Irará com destino ao local da realização da Expor Irará na Fazenda Saco Velho onde foi celebrada uma missa aos bravos vaqueiro com a participação da dupla de aboiadores Suzinho e Pedrinho, após a missa por voltadas 16 horas teve um encontro de sanfoneiros da região, destacando que neste evento teve a participação da cultura regional como vários expositores dos produtos da agricultura, agropecuária com ovinos e caprinos e também da agricultura familiar, foi instalada uma praça de alimentação, ressaltando que o ingresso do público para o espaço da expor Irará foi absolutamente gratuita.  

O encerramento do evento e a programação de show musical com apresentação na Expor Irarão foi com as bandas Pau na Moleira, Ítalo Cigano Unha Pintada, esta foi a última atração a se apresentar, fechando assim a primeira expor Irará que recebeu um público de aproximadamente 25 mil pessoas nos três dias. 
Clóvis Gonçalves
Marcelo Calixto
A rádio Irará FM (104,9) realizou a transmissão ao vivo da primeira Expor Irará 2017 em conexão com a rádio Ouriçangas FM 104,9 do município de Ouriçangas. Presente também o Blog Clóvis Gonçalves de Irará.