sábado, 27 de janeiro de 2018

QUEBRADEIRA DO PSIRICO ENCERRA A PRIMEIRA NOITE DOS FESTEJOS POPULARES DE IRARÁ 2018

Por Clóvis Gonçalves
Fazendo uma linha de tempo, os festejos populares de Irará em 2018 promovido pela secretaria municipal de esporte e lazer tendo como secretário da pasta o professor Ubiratan Silva Reis (Bira) os eventos culturais foram promovidos pela prefeitura municipal de Irará começando com a lavagem da comunidade de Brotas zona rural do município seguido com a manifestação populares do distrito de Bento Simões que fica a cerca de 10 quilômetros da sede do município.
A partir do dia primeiro de janeiro tradicionalmente aos domingos a Charanga de Irará realiza as alvoradas que o despertar mais cedo nas manhãs de domingo ao som dos instrumentos de sobro e percussão do “Xodó” da população irararense que é a Charanga, esse despertar é como se fosse anunciação para os festejos populares que vai até a última sexta-feira da tradicional e concorrida lavagem de Nossa Senhora da Purificação dos Campos a padroeira de Irará.
Neste mesmo dia à tarde as baianas em cortejo desfilam com suas lindas roupas brancas carregando sobre as cabeça e com muita maestria as quartinhas contendo água de cheiro disputada pelo povo que segue o cortejos pelas ruas da cidade, é parada obrigatória das baianas na Praça da Purificação dos Campos onde está a estatua da padroeira para referenciar a santa igualmente é realizado quando o cortejo saindo da concentração e seguindo pelo circuito este ano denominado de Mãe Melânia, passando na Praça da Matriz local da igreja.
De acordo com o secretario da pasta Ubiratna Silva Reis, este ano foi realizado um intercâmbio cultural, isso porque as baianas dos municípios Pedrão, Santanópolis, Água Fria e Ouriçangas integraram a este gesto de manifestação cultural, como também vários grupos de capoeira.
Ao final do cortejo de baianas que se misturam com pessoas que querem esta próxima delas também como sinal de respeito e reverencia, enquanto os caminhões pipas ficam em locais estratégicos para proporcionar o banho dos foliões. O cortejo contou com um exemplar de Charrete.
Mas também a festa religiosa tem inicio com as novenas evento realizado pela paróquia de Nossa Senhora da Purificação, programação este foi de 24 a 2 de fevereiro, no dia 29 terá a festa do Cruzeiro da Queimada com a realização da missa em homenagem a São Pedro padroeiro da comunidade celebrada pelo padre Luciano dos Santos oriundo da própria comunidade, depois o leilão de prendas finalizando com o “arrastão” este ano com a banda EVA que faz o percurso nas ruas centrais finalizando na Praça da Matriz.
Ainda como parte da programação dos festejos, nesta última sexta-feira ale da lavagem, a noite no palco Alfredo da Luz artista se apresentaram realizando shows musical, abertura fico com a sofrencia e o romantismo do cantor iraraense Van Junior que informou para a reportagem do blog Clóvis Gonçalves de Irará es de Irará que em breve estará lançando o seu 5º CD com algumas canções inéditas.

O público da sofrencia não se fez de rogado, se entregou por inteiro cantando junto do Van Junior as músicas que mexe fortemente com os corações. Ainda no palco Alfredo da Luz. 
A segunda atração foi o sertanejo Daniel Vieira, que convidou o prefeito de Irará Juscelino Souza que é músico e cantor para fazer participação especial a manifestação sobre a ótica do delírio do público foi muito grande.
O Encerramento da primeira noite de festa ficou com a quebradeira da banda Psirico de Márcio Vitor com o figurino na cor branca também os músicos e dançarinos; Márcio Vitor  começou o show com a música de trabalho, Poupa da Bunda, seguido outros sucessos já bem conhecido do público, com o Firme e Forte, e Mulheres no Poder. Hoje, sábado (27 de janeiro) 22 horas Caçamba Azul,meia noites Kart Love, 2 É o Tchan. O enceramento será com Yuri Rios.(Fotos: Blóg Clóvis Gonçalves de Irará).