quarta-feira, 7 de agosto de 2013

PREFEITO  DE IRARÁ DERIVALDO PINTO, PEDE MAIS RECURSOS PARA A CULTURA

Por Clóvis Gonçalves
Repórter da Rádio Irará FM
07/08/2013
                                              Imagem: Clóvis Gonçalves

Depois do encerramento da abertura da 3ª Conferencia Territorial Portal do Sertão, realizada nos dias 07 e 08 de agosto de 2013, na Escola Municipal São Judas Tadeu, o prefeito do município de Irará, localizado a 138 km de Salvador, Derivaldo Pinto – PT, concedeu entrevista ao repórter Clóvis Gonçalves, da rádio Irará FM e do blog: Clóvis Gonçalves de Irará.

Clóvis Gonçalves – O seu governo é marcado pelo apoio a cultura?

Derivaldo Pinto – Sim. Nós fizemos a primeira Conferência Territorial de Cultura em 2009 e estamos realizando a terceira em 2013. Este é um evento importante para a nossa cidade, porque demonstra o interesse que nós temos pela cultura do município.

Clóvis Gonçalves – O senhor solicitou investimento ao Sec. Estadual de Cultura Albino Rebim para a cultura?

Derivaldo Pinto – Na verdade eu pedi que ele investisse na cultura do município, pois ela ainda é muito esquecida e nós precisamos dedicar-lhe mais cuidados. Não podemos aceitar que um município como Irará, que tem uma riqueza cultural tão forte, receba pouco mais de três mil reais para cuidar de sua cultura. Você inclusive conhece muitos grupos culturais como as Pastorinhas, Bumba Meu Boi, a Burrinha, os Sambas de Rodas, a Chegança, e tantas outras atrações, e manifestações culturais, incluindo a filarmônica 25 de dezembro que a gente não pode esquecer. O que nós estamos solicitando é que os governos invistam mais na cultura, porque alguns municípios não dispõe de recursos para investir. Existe a boa vontade, o esforço para cuidar do patrimônio cultural, para manter viva essas manifestações culturais, só que os recursos destinados são poucos e mesmo levando em conta o custo da cultura, que é muito baixo o seu investimento é pouquíssimo. Precisamos melhorar esse investimento, para que cultura permaneça viva, disse o prefeito Derivaldo Pinto.